Parto humanizado em BH

partohumanizadobh

Como anda o parto humanizado em BH?

O Brasil, infelizmente, é conhecido internacionalmente por ser o campeão mundial de cesarianas. Mais de 50% dos brasileiros nasce por meio da tal cirurgia.  Na rede privada menos de 20% dos bebês chega ao mundo pelas vias normais. Quer dizer, de parto normal.

Na contra mão deste sistema, uma cidade na região sudeste do país tem lutado contra estes índices de diversas maneiras. Esta cidade é Belo Horizonte, em Minas Gerais.

 

História do parto humanizado em BH

Belo Horizonte é uma cidade histórica na defesa do parto humanizado.  Desde a década de 70, com o nascimento do Hospital Sofia Feldman, uma maternidade que se tornou conhecida mundialmente pela sua inovação no que diz respeito à humanização no atendimento a mulheres e crianças.

Entretanto, a história do parto humanizado em BH não parou com o surgimento do Hospital Sofia Feldman.

Várias outras iniciativas ao longo da história surgiram e fizeram com que a cidade se tornasse referência na defesa do protagonismo feminino no momento do nascimento de seus bebês.

 

Iniciativas em prol do parto humanizado em BH

O movimento BH pelo parto normal é uma mobilização que foi lançada em 15 de maio de 2007 por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Os objetivos principais do Movimento são promover o parto normal, contribuir com a redução das taxas de cesarianas desnecessárias, e, consequentemente, melhorar a saúde materna e infantil em Belo Horizonte.

A exposição Sentidos do Nascer  também foi concebida em Belo Horizonte e pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária.

Movimento Bem Nascer é uma continuação da ONG Bem Nascer, fundada 2001.  O Movimento  promove Rodas de Gestantes/Casais Grávidos todo terceiro sábado do mês. Além disto também organiza Chás de Bençãos coletivos, com participação aberta e gratuita.

 

Clínica de parto humanizado em BH

Foi neste contexto que surgiu o Instituto Villamil.

Dra. Quésia Villamil, médica obstetra e ginecologista, ativista das causas femininas e defensora do protagonismo feminino na gravidez e parto, trabalhou durante anos nos movimentos BH pelo parto normal e na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, quando teve a oportunidade de participar do planejamento da saúde feminina da cidade.

Ela também se associou à ONG Bem Nascer, pois acreditava que as mulheres precisavam de apoio e de conhecimento para vivenciarem este momento tão especial.

Por fim, Dra. Quésia foi uma das mentoras da exposição Sentidos do Nascer.

Após mais de quinze anos exercendo a obstetrícia e o parto humanizado, ela fundou, junto com uma equipe de médicos, enfermeiras obstetras e doulas, o Instituto Villamil.

O Instituto Villamil é uma clínica multidisciplinar de cuida da mulher integralmente, desde o período pré-concepcional, passando pela gravidez, parto e pós parto.

No Instituto as mulheres são preparadas para uma vivência saudável e prazerosa do parto e nascimento, com acompanhamento holístico e humanizado.

 

 

 

  • Caso queira saber mais sobre este e outros temas, entre em contato conosco. Além disso,  acompanhe nossa página do Instagram.

 

 

 

Leia também:

Assista :

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Diretora Técnica
Dra. Quésia T.M.F. Villamil
CRM-MG 40477
 
Rua do Ouro 1.488 – 2º andar • Serra

CEP 30210 – 590 • BH – MG

(31) 3646-3646
WhatsApp (31) 98222-2829

[email protected]

ÚLTIMA NOTÍCIA

FAÇA-NOS UMA VISITA

Copyright © 2020 Instituto Villamil  |  Desenvolvido por Auditore Ideias Estratégicas

WhatsApp chat