Yoga

Ioga

“A prática do Ioga possibilita um redirecionamento do externo para o interno, um mergulho em si mesma "

Por meio das meditações, a gestante tem a oportunidade de conectar-se com a força primal feminina criativa que nela habita, preparando-se física e emocionalmente para o nascimento, seja ele um parto normal ou uma cesariana.

Na medida em que se torna mais consciente do seu corpo e de sua mente e desenvolve uma conexão mais estreita consigo mesma, a gestante adquire maior segurança e autonomia, o que contribui para reduzir o medo, um dos principais obstáculos no trabalho de parto.

As posturas e os exercícios respiratórios ajudam a aliviar e prevenir dores, desconfortos e indisposições comuns na gravidez, por meio da melhora da circulação sanguínea e da ampliação da capacidade respiratória, proporcionando também auxílio

no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e sua consequente preparação para a gestação e o parto.

Além dos diversos benefícios físicos, o ambiente externo e interno calmo e seguro criado pelas meditações e relaxamentos contribui para a redução da ansiedade, proporcionando um ajuste no equilíbrio mental/emocional da praticante, para superar com mais facilidade as alterações hormonais que podem afetar o humor e o bem-estar. Tudo isso favorece o vínculo mamãe/bebê, contribuindo para uma vivência mais plena da gestação. As aulas promovem ainda, por meio da experiência compartilhada com outras mulheres, o  empoderamento e da autonomia da gestante, que, ao reconectar-se em grupo com a força criativa feminina, tem a oportunidade de resgatar seu próprio poder e força interna para enfrentar com destemor os desafios da maternidade.

Quem e quando praticar

Os exercícios propostos são seguros e podem ser praticados mesmo por mulheres que nunca realizaram ioga antes. A prática de ioga na gestação, com acompanhamento profissional, pode ser iniciada a qualquer tempo a partir da descoberta da gravidez, desde que não haja contraindicação médica.

Como são as aulas

As aulas de kundalini ioga têm duração de 90 minutos e compreendem a entoação de mantras específicos de abertura e encerramento, um kryia (série de exercícios) adaptado para a gestação, com posturas e exercícios respiratórios específicos para as gestantes, relaxamento e meditação. As aulas incluem também um momento de conversa, para compartilhar experiências vividas pelas gestantes, esclarecer dúvidas sobre temas relacionados à gestação, ao parto e à maternidade.

O contato entre as alunas é mantido fora de sala de aula por meio de grupos de apoio no whatsApp e de outras atividades voltadas para a gestação, de maneira a incluir também os companheiros e outros membros da família.

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